PT / EN
Marta Pinto Machado
Ceci n’est pas Francisco
Registo de pedido de passaporte do Francisco Mendonça.
Fotografia de Marta Pinto Machado no Arquivo Distrital de Braga.
Google Maps
A artista Marta Pinto Machado questiona o arquivo a historiografia oficial, evidenciando a sua parcialidade e incompletude. A partir da descoberta de uma fotografia no arquivo distrital de Braga, de Francisco Mendonça — um futebolista negro que viveu em Braga na década de 1960 — Marta propõe reconstruir narrativas fragmentadas sobre a sua passagem pela cidade, problematizando questões raciais e políticas silenciadas institucionalmente. A sua obra, intitulada “Ceci n’est pas Francisco”, cria um novo arquivo, onde se fundem descobertas documentais, fotografia e ficção, não com o intuito de preservar, mas de resistir e recontar. Para Marta, quando o arquivo ou o passado se ausentam, outras narrativas podem emergir, permitindo uma reflexão crítica e mudança sobre o presente e futuro.
Antevisão do ensaio visual Ceci n’est pas Francisco.
Marta Pinto Machado é artista e investigadora portuguesa e cabo-verdiana. O seu trabalho fotográfico explora as ambiguidades presentes em narrativas históricas oficiais. Atualmente, Marta é doutoranda em História na Universidade Nova de Lisboa.
Mais informação em:
https://martapintomachado.pt/
Ficha técnica
Descrição da obra: Impressão gliclée em papel alfa-celulósico mate 230g, impressão sobre tecido bandeira sublimado, instalação sonora.
Áudio: Marta Pinto Machado.
Modelo: Chisoka Simões.
Luz e programação: Francisco Antão.
Realização e produção de vídeo: Marta Pinto Machado.
Pós-Produção de vídeo: Olhar de Ulisses – Luís Costa.
Agradecimentos: Universidade do Minho/Arquivo Distrital de Braga, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Sporting Clube de Braga, João Basto, Universidade do Minho/ Sporting Clube de Braga, Dr. João Miguel Fernandes, Olhar de Ulisses – produtor de cinema.